REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Prefeitura fortalece o agronegócio com investimentos na infraestrutura de escoamento da produção – CGNotícias

A Prefeitura vem investindo forte também para melhorar a infraestrutura viária na zona rural e assim apoiar os produtores na constante busca pela competitividade no agronegócio. Campo Grande é a “Capital do Agronegócio” e carrega o título de capital brasileira com maior valor de Produção Agrícola Municipal, conforme levantamento divulgado pelo IBGE no segundo semestre do ano passado.

Um segmento definido como prioridade pelo Executivo é o das pontes e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) vem com um trabalho robusto na substituição das pontes de madeira pelas de concreto, visando reduzir os custos com a manutenção. No município são 85 pontes que a Sisep cuida da manutenção.

Até o momento, a administração realizou a manutenção completa de três pontes de madeira (sobre os córregos Botas e Ceroula e do rio Anhanduí) e três pontes de concreto estão sendo concluídas, todas elas na rodovia municipal CG-286. Outra ação importante para o desenvolvimento do setor rural e da agricultura familiar é a conclusão da ponte sobre o córrego Limpo, na estrada CG-040, caminho para os assentamentos Sucuri e Conquista, na região do Aguão. Em parceria com a CEF (Caixa Econômica Federal), foram investidos R$ 792.102,51 na ponte de concreto com 20 metros de comprimento. Além disso, a Sisep faz a manutenção frequente da estrada.

“A Prefeitura tem realizado obras tanto na área urbana como rural. Essa ponte de concreto na CG-040 atende uma importante região, que produz grãos e leite e movimenta o turismo, pois a região vem recebendo fluxo cada vez maior de visitantes que gostam de contemplar a natureza”, afirma Marcelo Miglioli, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Para garantir boas condições de tráfego nas estradas rurais, a Sisep também mantém equipe trabalhando diariamente na manutenção dessas vias. Nas duas últimas semanas, as equipes estão trabalhando na altura do km 464 da BR-163, acesso às chácaras da região. Também estão atuando na CG-010 e CG-282 e também no Distrito de Anhanduí.

Produção

De acordo com dados do PAM 2022 (Produção Agrícola Municipal) divulgados pelo IBGE em setembro do ano passado, de 2021 para 2022, a área plantada no município aumentou em 2,45%, enquanto o valor da produção teve alta nominal de 9,06%. Campo Grande registrou um faturamento bruto da produção agrícola de R$ 1,231 bilhão.

Este valor foi resultado de uma produção de 738.379 toneladas de produtos colhidos em uma área plantada de 161.064 hectares. A combinação única entre o valor bruto da produção, a produção colhida e a área plantada colocam Campo Grande no topo do ranking das capitais brasileiras em termos de rentabilidade na produção agropecuária. Entre os municípios de Mato Grosso do Sul, Campo Grande possui o 15º maior valor de produção de lavouras temporárias, conforme o estudo divulgado pelo IBGE.

 

 

#pratodosverem. A matéria possui três fotos. A imagem de capa mostra um trator de cor amarela fazendo manutenção de uma via na zona rural. A segundo imagem, no corpo do texto, é aérea e mostra a ponte na região do Assentamento Sucuri, região do inferninho. Já a terceira imagem, é de outro trator amarelo em outra estrada vicinal. Na imagem também é possível ver uma mulher andando pela rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *