Avião derrapou na pista principal do aeroporto de Congonhas
Um avião executivo derrapou na tarde de hoje (3), durante aterrissagem no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, causando a suspensão temporária das operações de pousos e decolagens.
Chovia forte no momento do pouso do Cessna Citation 525C, matrícula PR-NJR, na pista 35L do aeroporto de São Paulo. A aeronave de propriedade de uma empresa de alimentos havia partido de Estrela d’Oeste, no interior paulista. Nenhum ferimento foi relatado entre os ocupantes do avião.
As operações foram suspensas por volta das 16h15, e os procedimentos de emergência foram acionados pela Aena Brasil, administradora do aeroporto. A retirada do jato da pista ocorreu cerca de uma hora depois, às 17h30.
Além da pista fechada, a concessionária informou que por conta das fortes chuvas Congonhas estava sem luz no momento. Uma tempestade com ventos de até 56 nós, ou 103 km/h, danificou um hangar.
A aeronave produzida em 2011, pode transportar até nove passageiros. A documentação do jato está regularizada junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo, fez com que sete voos com destino a Guarulhos, fossem desviados para outros localidades. Ambos os aeroportos que atendem a capital paulista operam normalmente nesta noite.
Em resposta a AERO Magazine, a Latam diz que “os clientes afetados por mais uma interdição da pista do aeroporto de Congonhas (São Paulo) por chuvas e problemas com avião de pequeno porte na tarde desta sexta-feira (3/11). O fato totalmente alheio ao controle da Latam está provocando o cancelamento e desvio de voos para outros aeroportos”.
Em comunicado, a Gol disse que “precisou alternar ou cancelar alguns de seus voos com origem ou destino aos aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU), em razão das condições meteorológicas adversas na capital paulista.”
A companhia soma “quatro voos alternados e seis voos cancelados devido às chuvas em Congonhas. Com relação ao aeroporto de Guarulhos, houve apenas um voo alternado”.
A Azul informa, “que devido ao fechamento momentâneo do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o voo AD5022 (Brasília-Congonhas) precisou alternar para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para abastecimento e, na sequência, irá retornar para Congonhas”.
Mais um jatinho derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, que chegou a ter rajadas de 103km/h.
— Condições do Tempo (@condicoesdotemp)