REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Noticias

Textron entrega o primeiro Cessna SkyCourier de passageiros

A Textron Aviation entregou o primeiro Cessna SkyCourier destinado ao transporte de passageiros, que será usado pela Western Aircraft, especialmente em voos no Havaí.

O SkyCourier é um turboélice bimotor, não-pressurizado, criado para atender tanto a demanda de carga expressa quanto de transporte de passageiros, em especial em rotas de curto alcance.

O novo avião será operado pela como Lāna’i Air, empresa aérea que oferece serviços aéreos de luxo conectando as ilhas havaianas de Oahu e Lāna’i.

A certificação do SkyCourier começou em 2022, com conclusão ocorrendo em março deste ano, dentro do cronograma. As primeiras entregas, da versão cargueira, foram feitas no início deste mês, para a FedEx.

“O Cessna SkyCourier está a caminho de se tornar uma aeronave lendária para nossa empresa”, disse confiante Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo da Textron Aviation. “É altamente versátil, com flexibilidade de cabine, capacidade de carga útil, desempenho e baixo custo operacional.”

Projetado para operar em aeroportos com pouca infraestrutura de solo, o SkyCourier conta com programa de manutenção simplificado, permitindo uma maior facilidade nos processos, com pontos de inspeção acessíveis em toda a aeronave. Outro destaque é sua cabine modular, que permite ser rapidamente reconfigurada entre as versões de carga e passageiros, com assentos fixos em trilhos com engates de fixação rápida.

A versão de passageiros conta com até dezenove assentos, que podem ser configurados em uma série de opções, enquanto o modelo cargueiro pode transportar até três contêineres LD3, os mesmos utilizados em aviões de maior porte.

Equipado com os motores Pratt & Whitney PT6A-65SC, com hélices quadripá McCauley Propeller C779, o SkyCourier permite oferecer elevada capacidade de operação, com um motor mundialmente conhecido e que conta com um dos maiores índices de segurança do mundo. Além disso, a série PT6 é utilizada, por exemplo, na família Cessna Caravan, o que facilita a operação entre operadores do monoturboélice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *