Biden define a pintura do novo Air Force One
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, definiu a pintura oficial do novo Air Force One, o avião presidencial oficialmente designado como VC-25B. Contrariando a proposta do governo anterior, o avião manterá básicamente o mesmo esquema de pintura usado desde o VC-137C (Boeing 707) nos anos 1960.
O padrão de cores será bastante semelhante ao atual VC-25A, mas com algumas diferenças principais. O azul claro no novo avião tem tom um pouco mais profundo e moderno, que será aplicado tanto na fuselagem, carenagens dos motores e empenagem vertical. Por fim, a mudança mais visível é a eliminação da seção de metal polido logo após a raiz da asa. Além do 747-8 usar novas ligas metálicas e compósito, atualmente se evita deixar áreas metálicas expostas, por maior risco de corrosão e custos de revisão maiores.
The new official paint design for the ‘Next Air Force One’ VC-25B aircraft has been selected. The modern design will closely resemble the livery of the current Air Force One, VC-25A.Release:
— Boeing Defense (@BoeingDefense)
Os novos VC-25B ou Air Force One, são dois Boeing 747-8 que haviam sido construídos originalmente, mas jamais entregues, para a extinta empresa aérea russa Transaero. O projeto original previa a compra de dois aviões novos de fábrica, mas o então presidente Donald Trump optou por receber as duas células que foram estocadas logo após a produção.
Há vários anos os dois 747-8 passam por um complexo processo de modificação, que inclui a instalação de diversos e modernos sistemas de segurança, sala de reuniões, escritório presidencial, ambulatório médico, entre uma série de itens mantidos em absoluto segredo. Com a transformação completa dos aviões, os Air Force One se tornam uma extensão alada da Casa Branca.
Contudo, a entrega dos novos aviões sofreu diversos atrasos e a Boeing fornecerá o primeiro VC-25B em setembro de 2026 e o segundo em fevereiro de 2027, um atraso de 24 meses em relação às datas contratuais originais
Por ora, os atuais Air Force One, ou VC-25A, ficarão mais alguns anos na ativa realizando o transporte precidencial. Os aviões são baseados no Boeing 747-200B e incorporados a missão presidencial em 1990.
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