REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Sem categoria

Funjope abre exposição de Rose Catão nesta quinta-feira e Salão Municipal de Artes Plásticas na sexta

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abre, nesta quinta-feira (5), no Hotel Globo, uma exposição da artista Rose Catão, homenageada no XVIII Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap), que começa nesta sexta-feira (6) na Galeria Casarão 34. Os eventos são abertos ao público e seguem até 31 de janeiro de 2025.

“O Salão Municipal de Artes Plásticas é extremamente importante para todos da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa. Na gestão do prefeito Cícero Lucena, nós recuperamos o Samap. Estamos conseguindo realizar duas edições bastante disputadas com artistas nacionais e locais que passaram por uma comissão de avaliadores muito qualificada, de maneira que todos os artistas selecionados têm uma legitimidade e uma autoridade muito forte para estarem ocupando a Galeria Casarão 34, dentro do Samap”, analisa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que a Funjope mantém o compromisso de valorizar as artes visuais da cidade e o Samap é fruto disso. “Tivemos diversas reuniões com o próprio Fórum de Artistas Visuais de João Pessoa que nos sugeriram algumas soluções para o Samap, e incorporamos muitas. Uma delas foi justamente que o Samap tivesse uma artista homenageada e nós resolvemos homenagear este ano a nossa querida Rose Catão, uma profissional das artes visuais muito qualificada, reconhecida no Brasil e na Paraíba, uma das gravuristas extremamente importantes na cidade. Estamos homenageando Rose Catão, que é merecedora e, ao mesmo tempo, premiando os artistas que foram selecionados pelo Samap”, acrescenta.

O diretor ressalta ainda que o Samap é parte da política de cultura estrutural da Funjope. “E nós vamos manter essa política que está, inclusive, dando super certo, com editais e com artistas convidados”.

Artistas – Para esta edição, os artistas selecionados são Fabrício Dias, de Livramento de Nossa Senhora (BA); Samuel Maria, de Belo Horizonte (MG); Trexy, de Fortaleza (CE); Erik Kleiver, de Campina Grande (PB); Lucas Alves, de João Pessoa (PB); Coletivo Verdeee + Billy, de João Pessoa (PB); Caim Ismael, de João Pessoa (PB); Lua Mousinho, de João Pessoa (PB).

Também foram selecionados os artistas Arnilson Montenegro, de Campina Grande (PB); Meiacor, de João Pessoa (PB); Lonelas, de João Pessoa (PB); João Genaro, de Bento Gonçalves (RS); Inara Marchi, de João Pessoa; Kivi Maerzi, de João Pessoa; Riegulate, dos Estados Unidos.

Homenageada – Rose Mary Catão é uma renomada artista visual nascida em Campina Grande, em 31 de outubro de 1940, e reside em João Pessoa desde 1960, local onde construiu uma carreira sólida no campo das artes visuais, destacando-se como gravadora, pintora, ilustradora e arte-educadora.

Graduada em Educação Artística, a artista é especialista em cultura afro-brasileira e mestra em biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Em sua trajetória artística, participou de mais de 100 exposições coletivas, incluindo mostras nacionais e internacionais e suas obras estão presentes em importantes espaços culturais de João Pessoa. Além disso, atua como palestrante e ministra cursos sobre xilogravura, técnica que explora há mais de duas décadas.

As obras de Rose Catão possuem traçados rítmicos e sinuosos que nos conduzem a mergulhar na riqueza das suas composições. O cotidiano, a política e a afetividade fazem parte do repertório temático que atravessa sua obra.

Serviço

Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap)/Exposição Rose Catão

Período: 5 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025

Local: Galeria Casarão 34 – Praça Dom Adauto, Av. Visconde de Pelotas, 34

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h.