REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Sem categoria

Sorocaba reúne municípios da Região Metropolitana para a 1ª Oficina Regional de Gerenciamento de Risco Sanitário – Agência de Notícias



17 de dezembro de 2024

17:04

Por: Evelyn Azevedo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde (SES), em parceria com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual (GVS), reuniu nesta terça-feira (17), os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) para a 1ª Oficina Regional de Gerenciamento de Risco Sanitário.

O encontro aconteceu em um espaço de eventos na Avenida Roberto Símonsen, no Jardim Santa Rosália, com a presença de representantes dos municípios que contaram com palestras acerca do assunto. O objetivo da iniciativa é fortalecer as ações da Vigilância Sanitária e proporcionar um ambiente com troca de experiências e conhecimento entre os profissionais.

“Estamos muito felizes de compartilhar este momento com parceiros da vigilância, uma iniciativa muito importante e que colabora para o aperfeiçoamento dos serviços que são desenvolvidos pelas equipes”, destacou a diretora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS) e secretária municipal da Saúde do município de Araçoiaba da Serra (SP), Marli Rodrigues de Oliveira.

A oficina contou com palestras sobre “Vigilância Sanitária: inserida (e enxerida) em diversos contextos”, ministrada por Luiz Antônio Dias Quitério, do Núcleo Técnico de Planejamento do Centro de Vigilância Sanitária; “Planejamento e Programação das ações de Vigilância Sanitária com base no risco e no território: da teoria à prática”, “Vigilância Sanitária como parte integrante da Vigilância em Saúde” e “Vigilância Sanitária e atenção primária à saúde: como trabalhar de forma integrada”, ministradas por Maria Thereza J. Campos Vicentine, gestora da Vigilância Sanitária Municipal de Pinhais (PR) e criadora da página @simplificavisa; “Poder de Polícia: Potencialidades e Desafios”, ministrada por Lilyan Cristina Rocha, diretora técnica do Grupo de Vigilância Sanitária Regional de Botucatu; e a palestra “Vigilância Sanitária: Realidade Regional”, ministrada por Rosângela Aparecida Malavazi, do Grupo de Vigilância Sanitária XXXI Sorocaba.

“É um imenso prazer sediar uma oficina tão importante para a saúde da população. Essa é a oportunidade dos nossos profissionais aprimorarem seus conhecimentos por meio da troca de informações, uma vivência valiosa que colabora para o avanço desse serviço em toda região”, concluiu o secretário da SES, Dr. Cláudio Pompeo.