Prefeitura participa de reunião com comissão de familiares da APAE – Prefeitura Municipal de Ubatuba
A Prefeitura de Ubatuba recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 2, uma comissão formada por integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para esclarecer aos familiares os recursos repassados à entidade.
Durante a reunião, a Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou dados sobre os valores totais enviados à APAE no ano de 2023, que somaram quase R$ 1,5 milhão. Os dados de 2024 ainda estão sendo computados.
Entre as verbas para colaborar com a Associação, o executivo conquistou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.077.890,26 para a construção da nova sede da APAE, inaugurada no mês de junho deste ano, em área localizada no bairro da Estufa II. Os demais repasses somam R$ 45.936,00 do Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para Pessoas acima de 30 anos de idade; e R$ 356.400,00 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (15 a 29 anos de idade).
A APAE possui vínculo de parceria com a prefeitura, estabelecida formalmente entre a administração pública e a organização da sociedade civil. O Termo de Colaboração para a realização de serviços inclui um Plano de Trabalho e a prestação de contas mensal, desenvolvidos pela Associação.
“Está havendo divergências dentro da administração da APAE e a prefeitura se prontificou em esclarecer todos os repasses enviados à entidade. Sabemos da importância do trabalho desenvolvido para a inclusão e o atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e é dever da municipalidade atuar lado a lado com a associação”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Silvia Issa.
Representantes da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos também participaram da reunião.