MS forma 1ª turma do país na abordagem de saúde única em epidemiologia aplicada aos serviços do SUS
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, celebra a conclusão da primeira turma do país no Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS-Fundamental), com foco na abordagem de Saúde Única, que integra a saúde humana, animal e ambiental.
O programa, que foi conduzido no Estado pela Coordenadoria de Saúde Única da SES, teve duração de três meses e formou 21 profissionais que atuam na linha de frente da vigilância em saúde pública. O EpiSUS-Fundamental é um programa de treinamento inovador que visa aprimorar a capacidade técnica dos profissionais envolvidos na vigilância em saúde, capacitando-os para responder de forma eficaz as emergências em saúde pública. O curso combina aulas teóricas e práticas de campo, proporcionando uma formação abrangente e aplicada.
“A Secretaria de Estado de Saúde reafirma seu compromisso com a capacitação contínua dos profissionais de saúde, visando sempre a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Esta formação é essencial para fortalecer os sistemas estadual e nacional de vigilância em saúde. Com este treinamento, buscamos melhorar a detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública, promovendo uma abordagem integrada e eficaz”, afirma Crhistinne Maymone, secretária de Estado de Saúde, em exercício.
Para a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, o pioneirismo do Estado em formar a primeira turma nacional com a abordagem de Saúde Única, reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental, destacando a importância de estratégias colaborativas para o enfrentamento de surtos e epidemias.
“Com a conclusão deste treinamento, os profissionais das áreas técnicas estão capacitados para trabalhar de forma preventiva, realizando análises epidemiológicas de doenças, investigação de casos e surtos, contribuindo para a saúde da população de forma integral”, explica Danila Frias.
A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na quinta-feira (28) e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente, do Ministério da Saúde, do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (IAGRO).
Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis