REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Sem categoria

Zoo promove atividades gratuitas em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Onça-Pintada e ao Dia Mundial do Tamanduá



21 de novembro de 2024

16:32

Por: Michelle Alves

Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Onça-Pintada e ao Dia Mundial do Tamanduá, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” contará com atividades lúdicas, educativas e gratuitas para os visitantes do Zoo, no sábado (23), das 9h às 13h.

 

Para participar das atividades de educação ambiental, os visitantes devem pagar somente a entrada do Zoo e acessar o evento sem inscrição prévia.

 

O Dia Nacional e Internacional da Onça-pintada é comemorado no dia 29 de novembro. Nacionalmente, a data foi escolhida através de uma Portaria do Ministério do Meio Ambiente publicada no ano de 2018, tornando a onça-pintada Símbolo Brasileiro da Conservação da Biodiversidade. Internacionalmente, a data foi reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), uma vez que a onça-pintada existe em quase todos os países das Américas. A data tem como objetivo “unir esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural da espécie”. Vale lembrar que a onça-pintada é o maior felino das Américas, conhecida pela pelagem com manchas em roseta que ajudam na camuflagem. É um predador ágil, com uma mordida poderosa capaz de perfurar ossos e cascos, também é uma excelente nadadora e vive de forma solitária. Infelizmente, está ameaçada devido à perda de habitat e à caça ilegal.

 

Já o Dia Mundial do Tamanduá é celebrado em 19 de novembro e sua criação tem como intuito “sensibilizar as pessoas sobre os tamanduás e os desafios para a sobrevivência das espécies na natureza”. Vale lembrar que existem dez espécies de tamanduás existentes no mundo, sendo elas: o tamanduá-bandeira (uma espécie), o tamanduá-mirim (uma espécie), o tamanduá-do-norte (uma espécie) e os Tamanduaís (sete espécies diferentes). De modo geral, os tamanduás são mamíferos com focinhos alongados, língua fina e comprida e não possuem dentes. Eles habitam florestas tropicais, savanas e áreas de cerrado na América do Sul e Central, possuem pelagem grossa e são solitários. Dentre as ameaças que sofrem a perda de habitat, a caça, os atropelamentos e os incêndios florestais, são as principais.

 

O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até cinco anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.