REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Noticias

Prevenção ao bullying: servidoras participam de formação na Espanha – IFSP

Formação é parte das ações do acordo de cooperação entre o IFSP e o Programa TEI, que desenvolve atividades voltadas à prevenção do bullying escolar

Entre os dias 4 e 7 de novembro de 2024, as servidoras Luciana Moura Carneiro (Campus Avaré) e Fabiana Moraes (Reitoria) participaram de uma formação na cidade de Gijón/Espanha sobre o Programa TEI “Tutoría entre Iguales”, uma iniciativa voltada à prevenção do bullying escolar.

A formação, promovida pelos coordenadores do programa e seu fundador, Andrés Gonzalez Bellido, foi realizada em 4 diferentes centros educativos e contou com a participação de professores e gestores de cada centro. Os professores demonstraram grande interesse e participação ao longo de toda a formação, evidenciando a importância do desenvolvimento de ações voltadas para essa temática nas escolas, diz Fabiana.

No ano de 2023, a Pró-Reitoria de Ensino, em parceria com a Arinter, iniciou as tratativas para estabelecer o acordo de cooperação técnica entre o Programa TEI e o IFSP. No ano de 2024, o acordo foi assinado na perspectiva de desenvolver as ações do programa, inicialmente, em três campi da instituição, a serem definidos em breve.

O Programa TEI baseia-se na metodologia de tutoria entre pares, possibilitando a interação e apoio entre os estudantes na identificação e enfrentamento de situações de violência escolar. As participantes também puderam conversar com algumas turmas de estudantes em um dos centros em que o programa já foi consolidado. “ Pude notar o impacto do Programa TEI na vida das crianças e adolescentes. Após todas as formações e da conversa com os estudantes espanhóis, estou certa de que este Programa tem potencial para contribuir com nossas ações contra o bullying e a intimação escolar nos campi do IFSP, afirma Luciana.

O programa, amplamente conhecido na Espanha, também está presente em outros países da Europa, como França, Portugal e Itália, sendo implementado também em países da América Latina, como México, Chile e Argentina. Com base no aprendizado obtido, a perspectiva é que as ações do programa sejam desenvolvidas considerando a realidade brasileira, em seus aspectos educacionais, culturais e sociais.