Rio vacina trabalhadores do setor de turismo contra o sarampo – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) inicia, nesta terça-feira (5/11), mobilização para atualizar a vacinação contra o sarampo para trabalhadores do setor de turismo. A vacina será ofertada em locais de concentração do público-alvo. As primeiras ações serão realizadas no Aeroporto Santos Dumont e na sede de uma empresa de transportes rodoviários.
O sarampo é uma doença febril aguda, altamente transmissível, que pode acometer pessoas em qualquer faixa etária. Sua transmissão ocorre diretamente por contato direto pessoa a pessoa, por meio de gotículas de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Além disso, o contágio também ocorre por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches e clínicas. Em 2024, até o momento, o município não registrou nenhum caso da doença.
Para adultos, a vacina usada é a Tríplice viral, que além do sarampo também previne contra a caxumba e a rubéola. O esquema vacinal para a população adulta não vacinada é composto por duas doses com intervalos de 30 dias para pessoas de até 29 anos e dose única para a faixa etária de 30 a 59 anos. Se houver indicação de bloqueio vacinal, pessoas com 60 anos também devem tomar uma dose.
O imunizante está disponível em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e o Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
Categoria: