Arquivo Público Estadual promove exposição sobre símbolos de Mato Grosso do Sul – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
Em comemoração à criação do estado de Mato Grosso do Sul, o Arquivo Público Estadual, vinculado à Fundação de Cultura de MS, abre nesta quinta-feira (10), às 8h, a exposição “Os Celeiros de Farturas”. A mostra retrata o processo de criação dos símbolos estaduais, celebrando a assinatura da Lei Complementar n° 31/1977, que oficializou a divisão de Mato Grosso e resultou no surgimento de Mato Grosso do Sul.
A exposição faz parte das comemorações que lembram a instalação oficial do Estado em 1° de janeiro de 1979. No período entre a criação e a efetiva instalação, várias atividades ocorreram em Campo Grande, a futura capital, incluindo o processo de escolha dos símbolos oficiais: brasão de armas, bandeira e hino.
Focando nesse processo de escolha, a mostra traz detalhes do concurso público que definiu o brasão e a bandeira, além de abordar a construção do hino estadual. Documentos originais, cartas, rascunhos, uma primeira versão da bandeira, documentário e textos explicativos compõem o acervo apresentado.
A programação começa às 8h30, com execução do hino nacional e hino estadual pela Banda Marcial da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, com hasteamento de bandeiras na entrada do prédio do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho.
Para compor o recorte histórico da exposição, foram utilizados acervos do próprio Arquivo Público Estadual, além de coleções do Instituto Histórico e Geográfico de MS, do Centro de Documentação Regional da UFGD, e de fontes particulares e digitais. A pesquisa e curadoria são de Douglas Alves da Silva, Elisangela Castedo, Maria do Nascimento, Marcos Vinícius Santos de Castro, Paulo Edyr de Camargo e Sarita Souza dos Santos.
A exibição do curta-documentário Hino – Glória e Tradição de uma Gente Audaz está prevista para as 10h, no Museu da Imagem e do Som (MIS). O filme aborda a criação do hino de Mato Grosso do Sul, destacando a urgência na escolha da canção oficial e trazendo depoimentos de pessoas que viveram a época. Após a exibição, haverá um debate com a participação de Lizandra Gomes, Carlos Iracy Coelho Neto, Lenilde Ramos e Tereza Gonçalves.
Serviço
Abertura: 10 de outubro, às 8h
Exposição: Os Celeiros de Farturas – até 15 de janeiro de 2025
Local: Arquivo Público Estadual, segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho
Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, Campo Grande – MS
Contato: (67) 3316-9167 | [email protected]
Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: Ricardo Gomes/Setesc