Emlur expõe peças de artesanato e incentiva coleta seletiva na Multifeira Brasil Mostra Brasil
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) expõe peças de artesanato e incentiva a coleta seletiva aos visitantes da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontece no Centro de Convenções até o próximo domingo (14). A Emlur também estimula a separação de resíduos por meio da música e do teatro. Na segunda-feira (8), o grupo musical Baticumlata fez uma apresentação no evento e, na terça-feira (9), foi a vez do grupo teatral Arte do Riso.
Quem visitou o estande da Emlur encontrou uma infinidade de peças de artesanato expostas sobre caixotes de madeira reaproveitados, a exemplo de boneco de metal, cadeiras feitas com isopor e coberta com jeans, vasos de papelão, abajur ornamentado com tampa de garrafa PET, puffs de pneu, casinha para pets feita de diversos tipos de papel e nuvens de flores produzidas com garrafa PET, entre outras.
Segundo a coordenadora da Divisão de Arte e Cultura da Emlur (Diac), Risonete Guedes, os visitantes ficaram encantados com a exposição. “Estamos recebendo respostas muito positivas do público, inclusive de profissionais especializados. Dois artistas plásticos elogiaram nossas peças e demonstraram interesse em nos visitar na sede da Emlur. Já as crianças ficam maravilhadas”, comentou.
Risonete Guedes destacou que o interesse é tanto que há pessoas que querem comprar as peças, mas o material é apenas para exposição. “Nós indicamos os nomes das artesãs da equipe, que já receberam encomendas, como de sofazinho, casa de bonecas e a tartaruga. Se a gente fosse vender o que já propuseram, chegaríamos ao fim da exposição sem peça alguma”.
Desenvolvimento socioeducativo – O professor Nathan Santos disse estar apaixonado pelo estande da Emlur. Em visita com a esposa e a filha, ele afirmou que a proposta da Emlur é muito importante no desenvolvimento socioeducativo das crianças. “É uma proposta lúdica, que dá novo sentido ao que ninguém mais quer usar. Quero levar isso para a sala de aula”, contou.
Para a diretora de Educação Ambiental da Emlur, Kênia Chaves, depoimentos como o do professor mostram que o objetivo da exposição está sendo alcançado. “Nós queremos colocar em evidência a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Qualquer pessoa pode contribuir com a separação dos resíduos, implementando a coleta seletiva”, afirmou.
A funcionária pública Verônica Pessoa contou que já faz a separação dos resíduos em sua casa, entre secos (recicláveis) e úmidos, distinguindo-os por cores. “Eu achei o estande uma perfeição. É o mais interessante da feira porque mostra à população a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais que, para muita gente, não tem valor”, opinou.
Apresentações – O Baticumlata, grupo de percussão da Emlur, que reaproveita materiais diversos para utilizar como instrumentos musicais, se apresentou na praça de alimentação do evento, na última segunda-feira (8). No dia seguinte, foi a vez do grupo teatral Arte do Riso, encenar esquetes sobre temas relativos ao trabalho da Emlur, com foco na sustentabilidade.
A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10