REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Formatura de servidores impacta positivamente na Educação Municipal de Campo Grande – CGNotícias

A cerimônia de formatura dos 600 servidores do programa Profuncionário, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizada nesta quinta-feira (4), no espaço de formação Lúdio Martins Coelho. O Profuncionário é um curso semipresencial, com a oferta de Formação em Serviço.

O Programa Profuncionário foi criado pela Portaria MEC n. 25, de 31 de maio de 2007, e ampliado como parte da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, com objetivo de oferecer cursos técnicos e superiores de tecnologia, preferencialmente na modalidade de Educação a Distância (EaD), para funcionários dos sistemas públicos de ensino em áreas como: Secretaria, Infraestrutura, Alimentação e Multimeios Didáticos.

O Programa foi oferecido para os servidores que atuam na limpeza, fazendo a merenda, além do pessoal administrativo das secretarias escolares, monitores de aluno, cujo trabalho é de extrema importância para o dia-a-dia da escola.

A coordenadora do Profuncionário, Cristiane Dias, que esteve à frente das atividades, durante os dois anos do curso pontuou o papel fundamental de todos os servidores na educação. ““Pude presenciar de perto a grandeza dos trabalhos dos cursistas. Todos vocês são educadores porque nossa educação não é só a matemática, a física ou a química. Nossa educação é um conjunto de ações e, cada um de nós, tem um papel fundamental neste processo”, declarou emocionada.

Para o servidor Jackson Costa Oliveira (35), zelador da EM Profª Brigida Ferraz e aluno do curso de Infraestrutura, o período de estudos não foi fácil, mas valeu a pena. “”Foram anos de muitos desafios. Trabalhava a semana inteira e no sábado vinha para o curso. Foi cansativo, mas ao mesmo tempo incentivador. Eu entendi melhor a importância da minha função e o meu papel dentro da escola”, contou orgulhoso.

Outra formanda envaidecida pelo momento é a Débora Gomes (62), merendeira da EM Dr Eduardo Olimpio Machado, da turma de Alimentação Escolar. “Hoje é a realização de um sonho. Não tenho nem palavras para explicar a emoção que estou sentindo. Aprendi bastante como trabalhar, atender as crianças melhor, a rotina do dia-a-dia. Estou muito feliz e realizada”, afirmou.

Pedro Izidoro de Castro (38), de Multimeios Didáticos, é outro servidor feliz com o resultado conquistado. “Aprendi muito e graças ao conteúdo oferecido consegui passar no concurso para professor. Fez a diferença na minha vida e é gratificante estar aqui para comemorar”, contou.

Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos – seis da formação pedagógica e dez da formação específica -, mais a prática profissional supervisionada, totalizando 1.260 horas.

Durante a abertura de cerimônia, a prefeita Adriane ressaltou a importância da formação para a educação da Capital. “Foram dois anos de aprendizado, desafios e resiliência, para esta noite de celebração e conquistas. A educação é prioridade para a Prefeitura, que também entende a que os servidores devem estar sempre em capacitação. Parabéns a todos”.

“Parabéns a todos os formandos, todos vocês fazem a diferença na Educação da Capital”, acrescentou o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt.