REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Empregabilidade para pessoas com deficiência é tema de colóquio nesta quinta-feira – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Para conscientizar, sensibilizar e orientar sobre a importância da inclusão e de combater o capacitismo, a Secretaria de Estado da Cidadania, junto à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realiza nesta quinta-feira (4) o primeiro colóquio “Conexão Inclusiva”.

A iniciativa vai discutir a empregabilidade de pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul, além de coletar propostas para capacitações e formações voltadas a este público específico.

Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, ressalta a importância da participação tanto das pessoas com deficiência quanto dos gestores, empresários e instituições que trabalham a pauta.

“O que as pessoas com deficiência precisam? Onde elas estão no mercado de trabalho? O que as empresas têm para ofertar? No colóquio, vamos discutir a empregabilidade das pessoas com deficiência para que juntos possamos caminhar na construção de políticas públicas”, ressalta Telma.

Colóquio

Aberto ao público, o Colóquio Conexão Inclusiva será realizado nesta quinta-feira (4), às 13h, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

A programação inclui discussão sobre a diversidade no ambiente de trabalho e a relevância da acessibilidade para acolher e promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência no mercado, além do esclarecimento das legislações trabalhistas relacionadas ao recebimento de benefícios, para maior compreensão aos direitos e deveres trabalhistas.

Programação: 13h às 13h30 – Credenciamento 13h30 a 13h35 – Abertura

14h20 – Palestra magna: Direito das Pessoas com Deficiência ao Trabalho: uma realidade mundial – Palestrante: Dra. Jeruza Gabriela Ferreira

14h50 – 1ª Mesa – A garantia do direito das pessoas com deficiência de acesso ao trabalho – Mediação: Telma Nantes de Matos, com Tânia Regina Noronha Cunha – Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CPDA/OAB, Paulo Douglas Almeida de Moraes – Delegacia Regional do Trabalho – DRT, e Cândice Gabriela Arosio – Ministério Público Estadual do Trabalho

15h40 – 2ª Mesa – A realidade e a perspectiva da empregabilidade das Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso do Sul – com Nilse Passarini Zanoti – Coordenadora do Trabalho, Emprego e Renda – APAES MS e Coordenadora do Programa Emprego Apoiado – Ivinhema MS – Federação das APAES e APAE de Ivinhema, Marcus Aurélio de Carvalho – Educador e Jornalista – Coordenador Nacional do Programa Ágora Brasil da Organição Nacional de Cegos – ONCB, Jary de Carvalho e Castro – Engenheiro e Vice Presidente da Santa Casa de Campo Grande/MS, Simone Queiroz – Analista de Diversidade – Empresa Adecoagro Vale do Ivinhema SA – palestra: Multi Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão – Adecoagro.

O Colóquio finaliza com a apresentação do projeto Empregabilidade Inclusiva para Pessoas com Deficiência do MS, realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência e a Semadesc.

Para se inscrever, clique aqui.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania