Saúde de SP reforça alerta para o inverno
Períodos de baixa temperatura e ar seco favorecem maior circulação dos vírus respiratórios, sobretudo, o da gripe
Pensando na proteção contra os vírus respiratórios durante o inverno, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta a população para a importância da imunização contra influenza, vírus causador da gripe.
Com a chegada do inverno, surge também o aumento dos casos de doenças respiratórias como, resfriado, bronquite, sinusite, gripes, além de suas variações como o H1N1 e H3N2, sendo a vacinação a forma mais eficaz de se proteger.
“O vírus da influenza circula durante todo ano, entretanto, é no inverno que essa circulação se intensifica devido às baixas temperaturas e ar seco que propiciam a transmissão”, explica Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES.
A permanência em locais fechados ou semifechados e sem ventilação natural, como creches, escolas e o ambiente domiciliar, também facilita a propagação dos vírus. “Enquanto o ar seco age no ressecamento das vias respiratórias deixando o sistema imunológico mais vulnerável a microrganismos invasores, as baixas temperaturas propiciam a sobrevida e a transmissão do vírus, por isso é tão importante a vacinação para se prevenir nesse cenário”, afirma a diretora.
A SES orienta que a imunização seja realizada anualmente, anterior à chegada do inverno para que os anticorpos gerem a proteção necessária o quanto antes. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Como se proteger contra doenças respiratórias?
Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir algumas regras como:
- Higienização frequente das mãos e objetos
- Mantenha o ambiente arejado
- Beber bastante água e manter-se hidratado
- Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes
- Reforçar a imunidade
- Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos
- Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário
Dúvidas sobre a vacinação?
O Governo de São Paulo, por meio da SES/SP, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br
I hhave been surfig on-line greater than 3 holurs lately, yeet I
bby noo mwans founmd anyy fascinating article like yours.
It is lovely value sufficient for me. Personally, if aall
sute owners annd bloggers ade good content as yoou did, tthe net wil likely be mmuch more helpgul than ever before.