REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Noticias

Prefeitura de Sorocaba realiza Fórum sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Agência de Notícias

Fotos: Isabely Sette

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), com a participação de várias Secretarias, realizou nesta terça-feira (02), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, o “Fórum sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA”, com o tema “Inclusão depende de capacitação”. O evento foi realizado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Voltado a servidores do Poder Público municipal e aberto a todos os interessados no assunto, o objetivo foi apresentar, de forma esclarecedora, informações relevantes sobre a identificação e importância do diagnóstico precoce dos casos de TEA, além de introduzir um debate qualificado sobre o tema, orientando profissionais das mais diversas áreas, da Saúde à Educação, entre outras, a lidar de forma adequada com as pessoas, especialmente crianças, que tenham o diagnóstico.

Participaram como palestrantes convidadas a terapeuta ocupacional Renata Cristina Bonel; a defensora pública Dra. Renata Flores Tibiriçá; a psiquiatra infantil Dra. Amanda Furtado Proença; e a psicopedagoga, Prof.ª Mestra Francine Alessandra Garcia Menna. Também foi apresentada a Comissão Técnica Intersecretarias para Estudos, Interlocução e Execução de Ações Voltadas à Estruturação da Linha de Cuidados da Pessoa com TEA.

O evento teve início com a participação de dois cães, da raça labrador, Puka e Oscar, que foram treinados pelo Instituto Adimax (antigo Instituto Magnus) para atuar como cães auxiliares de pessoas com deficiência. Assim, foi mostrado um pouco do relevante trabalho realizado pelo Instituto, que proporciona apoio, com a interação desses cães na vida de várias crianças com o laudo de TEA, resultando em avanço nas relações sociais e impactando positivamente no bem-estar dessas crianças.

Na sequência, houve uma apresentação cultural que comoveu o público presente. Apresentaram-se alunos com deficiência da Academia Isabela Duncan, em vários números de dança que encantaram a todos.

O objetivo do evento foi proporcionar informações atualizadas sobre assunto, esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento, especialmente dos servidores públicos, que interagem no dia a dia com pessoas com TEA e precisam, não apenas entender essa condição, mas também dar resposta adequada às suas várias necessidades.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *