REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Sem categoria

Escola de Formação inicia novos cursos para professores

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

A partir desta quinta-feira (14), os professores que atuam na rede de ensino municipal de São José dos Campos, passarão a realizar parte da formação por meio da Escola Virtual durante o Horário de Trabalho Coletivo (HTC). 

Aproximadamente 4.000 docentes, entre efetivos e por prazo determinado, estão inscritos nas aulas, que serão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Essa é mais uma medida inovadora da Prefeitura de São José dos Campos, que visa promover uma formação continuada ainda mais eficaz.

O percurso formativo foi desenvolvido pela equipe da Escola de Formação do Educador (EFE) e está articulado às metas de aprendizagem delineadas pela Secretaria de Educação e Cidadania em 2024, que são:
• Alfabetização dos alunos até o final do 2º ano;
• Alfabetização dos alunos remanescentes do 3º ao 9º ano;
• Elevar a proficiência nas competências leitora e escritora e desenvolver o pensamento matemático.

Por meio desta iniciativa, a rede de ensino municipal busca a excelência na educação, formando os professores e promovendo uma colaboração direcionada, para alcançar objetivos compartilhados.

O foco é fortalecer o ensino, assegurando uma educação de qualidade e oportunizando o avanço na aprendizagem dos estudantes.

Trilha do conhecimento

Neste primeiro momento, toda a formação concentra-se no desenvolvimento da leitura em todas as etapas e áreas do ensino, com o foco em promover estudos sobre a cultura escrita, a alfabetização e a fluência leitora.

Além disso, busca-se repertoriar os professores com diferentes estratégias de leitura, ao longo da escolaridade, para que todos os estudantes sejam leitores proficientes.

Para atender as especificidades das diferentes etapas e áreas, os professores estão divididos em grupos. Os professores da Educação Infantil, por exemplo, participam de uma trilha formativa denominada “O bebê, a criança, a leitura e a Educação Infantil”.

Já no ensino fundamental, os professores estão organizados em diferentes cursos. Os professores de 1º e 2º ano, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Educação de Jovens e Adultos I (EJA I) fazem o curso: “Alfabetização – Uma trajetória pelos processos estruturantes do sistema de escrita alfabética”.

Os professores do 3º ao 5º ano e Atendimento Pedagógico Individualizado (API) fazem o curso “Ler e escrever: O papel da escola na formação de leitores e escritores”.

Por fim, os professores II, professores da sala de leitura e de enriquecimento curricular fazem o curso 3: “Não é apenas sobre o que se lê, mas como se lê: o poder da leitura na formação do estudante”.

Ao longo do ano, a equipe da EFE implementará novas formações para atender as demandas emergentes dos dados de aprendizagem.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *