São José tem redução nos principais indicadores criminais
Cláudio Alciprete
Secretaria de Proteção ao Cidadão
São José dos Campos apresenta, mais uma vez, redução nos principais indicadores criminais – homicídios e roubo e também nos de roubo e furto de veículos –, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, nesta terça-feira (27).
As reduções foram identificadas na comparação dos indicadores de janeiro de 2024 em relação ao mesmo mês de 2016 e 2023.
Em relação aos casos de homicídios, foi apenas 1 em janeiro deste ano, contra 9 registrados no mesmo mês de 2016, uma redução de 88,9%. Nos casos de roubos, a queda foi de 74,5%, com registro de 73 em janeiro de 2024 e 286 em 2016.
Roubo de veículos
O número estimado de veículos em circulação em São José dos Campos é de 1 milhão. Mesmo assim, houve redução no número de roubos de veículos, com 5 casos registrados em janeiro de 2024 contra 19 no mesmo período do ano de 2023.
Quando comparado com janeiro de 2016 – ano que antecedeu a criação do Programa São José Unida –, a redução no roubo de veículos chega a 92,5%, considerando as 67 ocorrências registradas.
Cidade Segura
São José dos Campos foi apontada, no ano passado, como a cidade mais segura do Estado de São Paulo (entre as cidades com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes), segundo o Anuário 2023 – Cidades Mais Seguras do Brasil.
No ranking nacional, a cidade ficou na 2ª colocação, comparada a outros municípios do mesmo porte, atrás somente de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Para definir o ranking, foram considerados os dados populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde.
São José Unida
As constantes reduções nos indicadores confirmam a importância do Programa São José Unida, criado em 2017, e que investe em ações de integração das forças de segurança e em tecnologias para o monitoramento da cidade por meio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).
O sistema monitora a cidade em tempo real 24 horas por dia, com câmeras de reconhecimento facial, leitura de placas e detecção de movimento de objetos e pessoas; além de todos os profissionais envolvidos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão