Pilatus P-2 participou do filme Indiana Jones e a Última Cruzada
O monomotor Pilatus P-2 participou de uma das séries de filmes de Indiana Jones, no fim dos anos 1980. O avião foi pilotado por Jacques Bourret, que foi contratado pelos produtores do longa Indiana Jones e a Última Cruzada, para as cenas que foram gravadas no sul da Espanha em 1988.
A escolha ocorreu pelo fato do PC-2 ter alguma semelhança com Messerschmitt Bf 109, um dos mais populares da Segunda Guerra e que foi a espinha dorsal da força aérea da Alemanha. Nas cenas gravadas as diferenças entre o PC-2 e o Bf 109 se tornaram pequenas, visto o trabalho de pós-produção.
Segundo Bourret, as filmagens ocorreram durante cinco semanas, totalizando 21 horas de material cinematográfico. Porém, apenas três minutos foram aproveitados.
Durante uma das cenas, um inimigo alemão persegue Indiana Jones e seu pai a bordo do “Bf 109”. A dupla de heróis havia roubado um carro para escapar dos alemães e um túnel estreito oferece a oportunidade para se livrarem do adversário que tinha a vantagem aérea. Ao tentar entrar no túnel o avião perde as asas, e passa pelo carro em chamas, enquanto o piloto passa por eles tordoado.
O PC-2 um avião de treinamento suíço e fez o seu primeiro voo em abril de 1945, já na reta final da Segunda Guerra Mundial. Sua produção em série durou 35 anos, ocorrendo entre 1946 e 1981. O modelo pode transportar até duas pessoas e possui alcance de até 865 km (467 milhas náuticas).
Indiana Jones e a Última Cruzada é estrelado pelos atores Harrison Ford e Sean Connery, tendo sido lançado nos Estados Unidos em maio de 1989, arrecadando mais de US$ 474 milhões (R$ 2,32 bilhões) nas bilheterias de todo o mundo.