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Atrasos nas entregas do Boeing 787 podem afetar retomada de rotas da Latam

A Latam adiou a retomada dos voos para Joanesburgo, na África do Sul e Melbourne, na Austrália. Programados para o início do mês de agosto, a empresa postergou em um mês as operações de ambas as rotas. 

A previsão inicial era recomeçar as rotas durante a alta temporada de julho. Segundo a Latam, os voos foram reprogramados por questões operacionais, ambas as rotas serão operadas com as aeronaves Boeing 787 Dreamliner. 

Os serviços regulares para Joanesburgo e Melbourne serão realizados respectivamente a partir dos aeroportos de Guarulhos e Santiago do Chile, e operados com três frequências semanais.

A Latam opera atualmente vinte e seis jatos Dreamliner, sendo dez unidades da versão -8 e dezesseis da -9. 

A empresa com sede em Santiago possui duas aeronaves, matrículas CC-BGQ e CC-BGR, que não foram entregues pela Boeing. Outra aeronave do modelo, ex-Norwegian, não foi incorporado nas operações, o jato possui a matrícula CC-BGS.

Boeing 787-9 é a principal aeronave de longo alcance do grupo Latam.

Com os atrasos nas entregas da aeronave de longo alcance, e consequente incorporação na malha, o reinício dos voos internacionais do grupo chileno podem ser comprometidos. Toda a frota de dois corredores da empresa está ajustada na rede de rotas oferecida atualmente, incluindo os dez 777-300ER da unidade brasileira.

A Boeing tem encontrado dificuldades em cumprir prazos de entregas, além dos consecutivos problemas identificados no 787, a de peças das aeronaves tem sido afetada, acumulando uma série de atrasos.

No final de fevereiro, a Boeing suspendeu temporariamente as entregas de seus Dreamliners após identificar um erro no componente da seção frontal da fuselagem. Segundo a empresa, o problema identificado na linha de produção não afeta a segurança de voo da frota em serviço.

As entregas do popular jato de dois corredores só serão concretizadas após a agência de aviação civil (Federal Aviation Administration – FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos constatar que o problema foi resolvido

Os 787 e 777-300ER do grupo chileno são utilizados nos serviços que atendem as principais cidades dos Estados Unidos, Europa e Oceania, além de voos pontuais nos mercados latino-americano e doméstico.

A Latam celebrou a chegada do seu primeiro Dreamliner no terceiro trimestre de 2012, ainda sob a marca LAN a empresa recebeu o 787-8, enquanto em 2015 deu início as operações do 787-9.

Primeiro Boeing 787 do grupo Latam, ainda na fábrica em Seattle.

Para este ano a companhia anunciou o reinício dos voos para Joanesburgo e Melbourn,.e a estreia da ligação direta entre São Paulo e Los Angeles nos Estados Unidos, fruto da parceria com a Delta Airlines.

Além dos novos voos de longo alcance, a Latam iniciará a operação das seguintes rotas na América do Sul: Lima-Brasília, Santiago do Chile-Porto Alegre, Guayaquil-Bogotá e Bogotá-Orlando. Os voos latino-americanos serão operados com aeronaves da família A320.

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