REVISTA ASAS

AVIÕES, AEROMODELISMO, ESPORTES, DRONES, E NOTÍCIAS

Noticias

C-130 Hercules da FAB combate incêndios florestais no Chile

Um C-130 Hercules, da Força Aérea Brasileira, que foi enviado ao Chile para combates os incêndios florestais que assolam a zona centro-sul do país, realizou ontem (11) sua primeira missão.

Ao todo, foram cinco decolagens que totalizou o lançamento de 60 mil litros de água sob grandes focos de incêndios.

| MAFFS – Confira como é o equipamento utilizando pela aeronave C-130 da no combate a incêndio, em apoio no país andino. Hoje (11/02) ocorreram 5 decolagens, totalizando 60 mil litros de água utilizada.

— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial)

O C-130, operado pelo Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro, utiliza o equipamento de combate a incêndio MAFFS, que tem capacidade de transportar até 12 mil litros de água e através de bombas especiais projetam água pela rampa traseira da aeronave por dois tubos.

O sistema pesa mais de 700 quilos, sendo um dos mais avançados ainda em serviço na frota de Hercules no mundo. Embora existam outros sistemas, o utilizado pela FAB tem mostrado grande eficiência em combate a incêndios florestais.

No Chile é estimando existir mais de 300 focos de incêndio, com mais de 40 mil hectares já queimados. Já foram registradas 26 mortes, mais de 1.200 feridos, 3.000 desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas.

Em 2014 e 2017 a FAB enviou suas aeronaves para combater a incêndios no Chile, quando os C-130 Hercules foram utilizados em diversos ponto do país. A FAB também emprega constantemente o Hercules em missões de combates a incêndios florestais no Brasil.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *