Futuro avião da Porsche Air Service é certificado na Europa

A Textron recebeu o certificado de tipo da EASA, a agência de aviação europeia, para o Cessna Citation XLS Gen2. O anúncio ocorreu na sequência da obtenção da certificação nos Estados Unidos, pela FAA.

A primeira entrega na Europa deverá ser para a Porsche Air Service, com sede em Salzburgo, na Áustria.

“Isso abrirá o caminho para entregas do [Citation] XLS Gen2 em toda a Europa”, comentou Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de voo da Textron Aviation.

O Citation XLS GEn2 foi apresentado no ano passado, durante a NBAA-BACE 2021, que ocorreu em Las vegas, nos Estados Unidos. Entre as melhorias estão mudanças no acabamento, como escada com nova iluminação, poltronas com novo controle individual, entre outros.

O avião ainda recebeu melhorias no sistema de gerenciamento de cabine sem fio e um monitor com mapa de voo, carregamento sem fio para smartphone e um sistema de som speakerless Bongiovi opcional.

O Citation XLS Gen2, embora faça referencia a segunda geração do avião executivo da Cessna, é na verdade a quarta variante do modelo 560XL, lançado originalmente com o nome comercial de Citation Excel.

O avião foi criado nos anos 1990 como um modelo derivado dos bem-sucedidos Citation VII e Citation Ultra, recebendo a ampla fuselagem do primeiro, com asas e empenagem derivadas do segundo. O primeiro voo ocorreu em 1996, com o avião se tornando uma das referências no segmento. Em meados dos anos 2000 o Citation Excel foi rebatizado como Citation XLS, em referencia sua fuselagem mais larga que os principais rivais, e na sequência o Citation XLS+ adicionou FADEC (Full Authority Digital Engine Control), como item de série.

Atualmente a família 560XL conta com mais de 1.000 unidades entregues, com perspectivas de crescimento nas vendas do recém-certificado Citation XLS Gen2.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *