Ucrânia vai construir outro maior avião do mundo, diz Presidente

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que pretende construir outro Antonov An-225 Mriya, dedicando-o à memória dos pilotos que morreram nos conflitos no país, especialmente, durante os ataques à Usina de Mariupol.

O anúncio foi feito durante uma conferência online com estudantes ucranianos, na última quinta-feira (19). “Queríamos construí-lo, precisávamos de US$ 800 milhões. Eu apelei ao presidente da Turquia uma proposta para construir o 2.º Mriya, mas não encontramos o dinheiro. Mas neste caso, não é uma questão de dinheiro, é uma questão de ambição. Esta é uma questão da imagem do nosso país e de todos os excelentes pilotos profissionais que morreram nesta guerra”, disse.

Zelensky classificou os pilotos mortos nos confrontos com tropas russas como ‘heróis’. “O quanto eles fizeram, e hoje já podemos dizer quantas vidas de pessoas que permaneceram em Mariupol, especialmente em Azovstal. (…) Quantos pilotos deram suas vidas para trazer tudo para lá, de armas à água. E quantos feridos eles levaram de lá. Um grande número dessas pessoas morreu heroicamente. Construir um Mriya para o bem da memória dos heróis é a posição certa do Estado.”

Maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya foi destruído após a invasão do aeroporto de Gostomel (GML), no fim de fevereiro.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *